Psicologia Infantil

A psicologia clínica infantil visa promover a saúde mental das crianças, ajudá-las a enfrentar desafios emocionais e comportamentais e melhorar sua qualidade de vida. É também do âmbito da psicologia infantil avaliar as competências cognitivas da criança, de forma a perceber quais as áreas que estão a comprometer o seu desenvolvimento e as aprendizagens.

Os Sintomas

É importante estar atento aos sinais de alerta

  • Mostra tristeza/apatia e isola-se muito;
  • Não brinca com as outras crianças e/ou recusa-se a participar em atividades de grupo; 
  • Recusa-se a ir à escola ou fica extremamente ansioso(a); 
  • Fica facilmente irritado(a) ou zangado(a) sem razão aparente;
  • Tem baixa tolerância à frustração;
  • Regride no seu comportamento (por exemplo, volta a falar de forma infantil ou pede novamente a chupeta, começa a fazer xixi na cama…); 
  • É agressivo com os outros ou consigo próprio;
  • Mostra um cansaço e falta de energia e de interesse persistentes; 
  • Faz birras com muita frequência e que não conseguem ser eficazmente controladas pelos pais;
  • Mostra vergonha e baixa autoestima;
  • É demasiado ansioso/a e/ou preocupado/a;
  • Tem dificuldade em cumprir regras/desafia o adulto;
  • É agressivo e/ou destrói coisas; 
  • Manifesta dificuldades de concentração; 
  • É muito irrequieto e não consegue cumprir tarefas e atividades; 
  • Tem dificuldades em aprender e/ou memorizar conteúdos escolares;
  • É demasiado lento na realização dos trabalhos e tem dificuldade em organizar-se e adotar métodos de estudo eficazes;  
  • Tem medos excessivos e que interferem significativamente com o seu funcionamento ou bem-estar no quotidiano.

É importante estar atento aos sinais de alerta

  • Mostra tristeza/apatia e isola-se muito;
  • Não brinca com as outras crianças e/ou recusa-se a participar em atividades de grupo; 
  • Recusa-se a ir à escola ou fica extremamente ansioso(a); 
  • Fica facilmente irritado(a) ou zangado(a) sem razão aparente;
  • Tem baixa tolerância à frustração;
  • Regride no seu comportamento (por exemplo, volta a falar de forma infantil ou pede novamente a chupeta, começa a fazer xixi na cama…); 
  • É agressivo com os outros ou consigo próprio;
  • Mostra um cansaço e falta de energia e de interesse persistentes; 
  • Faz birras com muita frequência e que não conseguem ser eficazmente controladas pelos pais;
  • Mostra vergonha e baixa autoestima;
  • É demasiado ansioso/a e/ou preocupado/a;
  • Tem dificuldade em cumprir regras/desafia o adulto;
  • É agressivo e/ou destrói coisas; 
  • Manifesta dificuldades de concentração; 
  • É muito irrequieto e não consegue cumprir tarefas e atividades; 
  • Tem dificuldades em aprender e/ou memorizar conteúdos escolares;
  • É demasiado lento na realização dos trabalhos e tem dificuldade em organizar-se e adotar métodos de estudo eficazes;  
  • Tem medos excessivos e que interferem significativamente com o seu funcionamento ou bem-estar no quotidiano.

Pós Terapia - o que esperar

Após a intervenção de psicologia infantil, o processo de pós-terapia é crucial para garantir que o progresso alcançado durante a terapia seja mantido e consolidado. Durante esta fase, o psicólogo infantil mantém sessões de monitorização com a criança e, muitas vezes, com os pais também. Nessas sessões, o psicólogo faz uma revisão do progresso da criança desde o término da terapia, oferece suporte emocional contínuo e ajusta as estratégias conforme necessário, quer à criança quer aos pais/cuidadores.

No final do acompanhamento, sentirás que o teu filho é capaz de lidar com emoções e o seu comportamento será diferente. Na escola, estará mais disponível para aprender e terá por isso, maior sucesso académico. Os medos que sentia tornaram-se saudáveis e deixaram de ser avassaladores. 

Promovemos o desenvolvimento emocional e educacional do teu filho.

As áreas de intervenção

1
Perturbações do Neurodesenvolvimento
12
Perturbação de oposição
2
Perturbação de hiperatividade com défice de atenção
13
Perturbação de comportamento
3
Perturbação do espectro do autismo
14
Depressão Infantil
4
Perturbação de aprendizagem específica
15
Anorexia e bulimia nervosa
5
Ansiedade Infantil
16
Endurese e encoprese
6
Fobia
17
Perturbações do sono-vigília
7
Mutismo Seletivo
18
Luto Infantil
8
Regulação das Emoções
19
Regulação das emoções
9
Aconselhamento Parental
20
Bullying
10
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
21
Dificuldades de adaptação a mudanças e dificuldades de relacionamento com a família e os pares.
11
Perturbação de stress pós-traumático
1
Perturbações do Neurodesenvolvimento
2
Perturbação de hiperatividade com défice de atenção
3
Perturbação do espectro do autismo
4
Perturbação de aprendizagem específica
5
Ansiedade Infantil
6
Fobia
7
Mutismo Seletivo
8
Regulação das Emoções
9
Aconselhamento Parental
10
Perturbação Obsessivo-Compulsiva
11
Perturbação de stress pós-traumático
12
Perturbação de oposição
13
Perturbação de comportamento
14
Depressão Infantil
15
Anorexia e bulimia nervosa
16
Endurese e encoprese
17
Perturbações do sono-vigília
18
Luto Infantil
19
Regulação das emoções
20
Bullying
21
Dificuldades de adaptação a mudanças e dificuldades de relacionamento com a família e os pares.

Como funciona

É conduzida por psicólogos especializados em cuidados infantis, que realizam:
1

Avaliação Infantil


O psicólogo avalia a saúde mental da criança, usando métodos adequados à idade para entender seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Quando a queixa é relacionada com as dificuldades de aprendizagens é realizada a avaliação cognitiva, complementada com outras avaliações relacionadas com a aprendizagem.

2

Interação Terapêutica


Durante a consulta, o psicólogo cria um ambiente acolhedor, proporcionando-lhe um ambiente seguro para que sinta as suas dificuldades validadas e compreendidas.

3

Terapia Infantil


O tratamento inclui terapia adaptada à idade, como brincadeiras terapêuticas, jogos ou desenhos, auxiliando a criança a interpretar o gera as suas emoções e comportamentos.

4

Apoio aos Pais


Os pais também são envolvidos no processo, recebendo orientações sobre como apoiar a saúde mental dos seus filhos em casa.

5

Apoio às escolas


Sempre que existem dificuldades que ocorram no contexto escolar, é realizada articulação com a escola para que possam ser adotadas estratégias que ajudem a criança

Promovemos o desenvolvimento emocional e educacional do teu filho.

O que dizem de nós

Proporcionamos uma resposta consciente, integrativa e personalizada à necessidade do teu filho e da tua família, através de uma equipa especializada.

Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…

Jorge Lopes,
Pai do João
Jorge Lopes

Parabéns a toda a equipa terapêutica e desenvolvimento Alcançar, além de excelente profissional, vai muito além a nível familiar, conto com uma amiga a quem podemos recorrer quando algum problema surge, profissionalismo atenção e humanidade! Bem hajam a todos e um beijinho especial à terapeuta Luísa ❤️

Alzira Maria,
Mãe da Teresa
Alzira Maria

Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰

Maria Glória,
Mãe da Ana
Maria Glória
Equipa Alcançar Equipa Alcançar

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ERS Registo nº E165653
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