
A psicologia clínica infantil visa promover a saúde mental das crianças, ajudá-las a enfrentar desafios emocionais e comportamentais e melhorar sua qualidade de vida. É também do âmbito da psicologia infantil avaliar as competências cognitivas da criança, de forma a perceber quais as áreas que estão a comprometer o seu desenvolvimento e as aprendizagens.


Após a intervenção de psicologia infantil, o processo de pós-terapia é crucial para garantir que o progresso alcançado durante a terapia seja mantido e consolidado. Durante esta fase, o psicólogo infantil mantém sessões de monitorização com a criança e, muitas vezes, com os pais também. Nessas sessões, o psicólogo faz uma revisão do progresso da criança desde o término da terapia, oferece suporte emocional contínuo e ajusta as estratégias conforme necessário, quer à criança quer aos pais/cuidadores.
No final do acompanhamento, sentirás que o teu filho é capaz de lidar com emoções e o seu comportamento será diferente. Na escola, estará mais disponível para aprender e terá por isso, maior sucesso académico. Os medos que sentia tornaram-se saudáveis e deixaram de ser avassaladores.





O psicólogo avalia a saúde mental da criança, usando métodos adequados à idade para entender seus sentimentos, pensamentos e comportamentos. Quando a queixa é relacionada com as dificuldades de aprendizagens é realizada a avaliação cognitiva, complementada com outras avaliações relacionadas com a aprendizagem.
Durante a consulta, o psicólogo cria um ambiente acolhedor, proporcionando-lhe um ambiente seguro para que sinta as suas dificuldades validadas e compreendidas.
O tratamento inclui terapia adaptada à idade, como brincadeiras terapêuticas, jogos ou desenhos, auxiliando a criança a interpretar o gera as suas emoções e comportamentos.
Os pais também são envolvidos no processo, recebendo orientações sobre como apoiar a saúde mental dos seus filhos em casa.
Sempre que existem dificuldades que ocorram no contexto escolar, é realizada articulação com a escola para que possam ser adotadas estratégias que ajudem a criança
Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…

Parabéns a toda a equipa terapêutica e desenvolvimento Alcançar, além de excelente profissional, vai muito além a nível familiar, conto com uma amiga a quem podemos recorrer quando algum problema surge, profissionalismo atenção e humanidade! Bem hajam a todos e um beijinho especial à terapeuta Luísa ❤️

Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰


