A atenção é uma função cognitiva que nos permite focar e manter o interesse num determinado estímulo ou tarefa, ou seja, envolve uma resposta seletiva. A atenção é influenciada pelas nossas necessidades. Por exemplo, se alguém está a pensar em comprar um carro, prestará mais atenção aos carros que vê nas ruas, aos anúncios e às conversas sobre esse assunto.
Existem 4 tipos: sustentada; seletiva; dividida; alternada.
É o nível mais básico de atenção. Consiste em manter a concentração por um longo período. Por exemplo, quando estar a ver um filme, a ver um filme ou a ler.
Que consiste em estar focado numa determinada tarefa e ignorar tudo aquilo que nos possa distrair do que estamos a fazer. Usamos quando falamos com um amigo num restaurante que tenha muito barulho de fundo, quando procuramos um produto específico num supermercado.
Permite-te focar em mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, nomeadamente. Quando andamos e falamos ao mesmo tempo, conduzir ou trabalhar, enquanto se ouve música.
Na qual mobilizamos a atenção de uma tarefa para a outra quando é necessário.
A atenção alternada e a atenção dividida são os níveis superiores de atenção.
Utilizamos quando estamos a cozinhar várias coisas, por exemplo, a atenção do frango que estamos a assar no forno, para o arroz que estamos a cozer no fogão; quando lemos um livro enquanto tomamos conta de uma criança que está a brincar; quando fazemos uma tarefa enquanto estamos a atender uma chamada.
Esta competência é necessária para o funcionamento adequado de outras habilidades cognitivas. Porém, é importante lembrar que é totalmente normal que os seus níveis variem durante o dia, e que ter dificuldade para prestar atenção no meio da tarde não significa necessariamente que existe uma alteração. Alguns fatores que podem afetá-la são o cansaço, a fadiga, altas temperaturas, além de vários outros fatores. A atenção pode ser estimulada através de diversas atividades, podes descobrir como em: https://alcancar.pt/como-estimular-a-atencao/
O bullying é uma realidade que afecta muitas crianças e adolescentes em idade escolar. De acordo com estudos...
Ler maisBrincar é muito mais do que uma simples atividade de lazer na infância – é, na verdade, uma...
Ler maisA autoconfiança e a autoestima são pilares essenciais para um desenvolvimento infantil saudável. De facto, estas características influenciam...
Ler mais