Entre os 6 e 9 meses, muitas crianças começam a explorar a comida com as mãos, e esse passo é fundamental para aprender a alimentar-se sozinhas mais tarde. No entanto, bebés que não tocam na comida podem mostrar desconforto ou aversão. Esse comportamento é relativamente comum, mas merece atenção, porque afeta o desenvolvimento sensorial e motor.
Existem várias razões que explicam essa recusa. Primeiro, a sensibilidade sensorial pode dificultar a aceitação da comida, já que a textura, a temperatura ou o cheiro podem ser desconfortáveis. Além disso, a falta de exposição gradual a diferentes alimentos faz com que a criança reaja com resistência. Igualmente, o medo ou frustração surge quando o bebé ainda não confia para explorar algo novo. Por fim, problemas motores iniciais podem tornar a manipulação da comida mais difícil devido à coordenação ou força da mão.
Não leva objetos à boca para explorar texturas.
Mostra tensão ou chora ao ter contacto com a comida.
Evita atividades que envolvem manipulação com as mãos.
A intervenção do terapeuta ocupacional é essencial, porque promove confiança e aprendizagem. Entre as estratégias mais eficazes estão:
Exposição gradual: Apresentar diferentes texturas e consistências de alimentos de forma progressiva.
Estimulação sensorial: Usar massinhas comestíveis, purés variados ou atividades lúdicas com alimentos.
Desenvolvimento motor fino: Atividades que fortalecem mãos e dedos, como apertar bolas de silicone ou manipular objetos pequenos.
Encorajamento positivo: Reforço verbal e celebração de progressos ajudam a aumentar a confiança da criança.
Bebés que não tocam na comida entre os 6 e 9 meses precisam de atenção. Assim, a intervenção precoce da terapia ocupacional, aliada à paciência e à exposição gradual, transforma esta etapa numa experiência positiva, promovendo autonomia, confiança e desenvolvimento sensorial e motor.
O planeamento motor é uma capacidade essencial no desenvolvimento infantil e, embora muitas vezes seja pouco conhecida pelos...
Ler maisA coordenação bilateral infantil é a capacidade de a criança usar os dois lados do corpo em conjunto...
Ler maisAprender a andar de bicicleta é um marco importante na infância. Além de ser divertido, este processo exige...
Ler mais