Bebés que passam da mão para o talher enfrentam desafios na alimentação e podem beneficiar da terapia ocupacional.

Bebés que passam da mão para o talher


Entre os 12 e os 18 meses, muitos bebés começam a experimentar o uso da colher e do garfo. No entanto, nem todas as crianças fazem esta transição de forma natural. Bebés que passam da mão para o talher podem sentir dificuldades que se refletem na recusa em usar talheres, na preferência por comer com as mãos ou na frustração durante as refeições. Esta etapa é crucial, pois influencia a autonomia alimentar e o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Alguns bebés que passam com dificuldade da mão para o talher podem apresentar uma base sensorial que interfere com esta transição. A sensibilidade tátil, por exemplo, pode fazer com que se sintam desconfortáveis ao tocar na colher, garfo ou em certas texturas de alimento. Além disso, a coordenação motora fina e a perceção proprioceptiva — a capacidade de sentir a força e o movimento necessários — também influenciam a forma como manipulam os talheres. Quando estas dificuldades persistem, a terapia ocupacional desempenha um papel essencial, utilizando atividades de integração sensorial e exercícios de motricidade fina que ajudam o bebé a ganhar confiança, autonomia e prazer durante as refeições.


Por que alguns bebés têm dificuldade em usar talheres?

Existem várias razões que explicam esta dificuldade:

  • Sensibilidade sensorial: Alguns bebés podem rejeitar certos talheres ou alimentos devido à textura, temperatura ou sensação ao toque.

  • Coordenação motora fina: Passar da mão para o talher exige força e precisão que ainda estão a desenvolver.

  • Medo ou frustração: A novidade do utensílio pode gerar insegurança, levando à resistência.


Sinais de alerta

  • Recusa consistente em pegar ou usar a colher/garfo.

  • Choro ou tensão ao ter contacto com talheres.

  • Preferência exclusiva por comer com as mãos.


Como a Terapia Ocupacional pode ajudar

A intervenção de um terapeuta ocupacional é fundamental para apoiar o bebé nesta transição. Algumas estratégias incluem:

  • Exposição gradual: Introduzir lentamente diferentes utensílios e texturas de alimentos.

  • Atividades de integração sensorial: Jogos e exercícios que desenvolvem o tato, a propriocepção e a motricidade fina.

  • Encorajamento positivo: Reforço verbal e celebração de pequenas conquistas aumentam a confiança da criança.


Conclusão

Bebés que passam da mão para o talher podem enfrentar desafios naturais e sensoriais, mas a intervenção precoce faz toda a diferença. Com paciência, prática e apoio da terapia ocupacional, esta etapa torna-se uma oportunidade de aprendizagem, promovendo autonomia, confiança e prazer nas refeições.

Também te pode interessar

A coordenação bilateral infantil é a capacidade de a criança usar os dois lados do corpo em conjunto...

Ler mais

O planeamento motor é uma capacidade essencial no desenvolvimento infantil e, embora muitas vezes seja pouco conhecida pelos...

Ler mais

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, sendo, sem dúvida, uma das atividades mais transformadoras para...

Ler mais
Promovemos o desenvolvimento emocional do teu filho
e acompanhamos-te ao longo de todo o processo.
Subscreve a nossa Newsletter
Alcançar
Clínica Especializada em Desenvolvimento Pediátrico
Alcançar
ERS Registo nº E165653
Alcançar
ERS Registo nº E165653
Quero marcar consulta Marcar Consulta