A Avaliação Psicológica da Criança e do Adolescente é um procedimento especializado, que permite uma avaliação detalhada do desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental. Este processo permite-nos identificar as dificuldades, capacidades e potencialidades da criança ou do adolescente proporcionando uma compreensão profunda e detalhada do funcionamento e desenvolvimento mental.
Através de entrevistas, observações e aplicação de provas psicológicas, obtemos uma visão abrangente do estado psicológico e do desenvolvimento da criança ou do adolescente, permitindo depois a elaboração de planos de intervenção individuais e personalizados às suas características e necessidades.
Quando a família se sente perdida, sem saber como ajudar o seu filho.
Quando tem dúvidas sobre o real desenvolvimento do seu filho, deve recorrer a uma avaliação de desenvolvimento.
É importante estar atento a certos sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação psicológica. Alguns desses sinais incluem:
Estes sinais podem ser indicadores de que a criança ou adolescente está a enfrentar desafios que requerem uma compreensão mais profunda e, possivelmente, intervenção profissional.
É importante estar atento a certos sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação psicológica. Alguns desses sinais incluem:
Estes sinais podem ser indicadores de que a criança ou adolescente está a enfrentar desafios que requerem uma compreensão mais profunda e, possivelmente, intervenção profissional.
Após a conclusão de um processo de avaliação verás esclarecidas as dúvidas relativas ao desenvolvimento do teu filho. As tuas inseguranças estarão esclarecidas e estarão definidos os procedimentos que deves adotar a seguir. Serão discutidas e partilhadas contigo, as linhas orientadoras quer quanto às especialidades de intervenção que possam ser necessárias e as orientações para o contexto escolar, sempre que se justificar.
Recolha de informações sobre a história clínica, familiar e do desenvolvimento da criança ou do adolescente, assim como levantamento das preocupações atuais.
Nesta fase envolvemos a criança/adolescente para perceber as suas percepções e vivências, permitindo-nos entender melhor a sua perspectiva e situação emocional.
Avaliação do comportamento e interações da criança/adolescente em diferentes contextos
Através de instrumentos padronizados serão avaliados os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança/adolescente.
Nesta fase serão analisados e interpretados os dados recolhidos durante o processo de avaliação, permitindo-nos uma visão mais abrangente e uma compreensão mais detalhada.
Discussão dos resultados com os pais e/ou responsáveis com a sugestão de estratégias para suporte e intervenção.
A avaliação é orientada e definida a partir das preocupações e queixas que motivam a consulta.
Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada
Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰
Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…