Avaliação do Espectro do Autismo

Uma Consulta de Avaliação do Espetro do Autismo é um processo detalhado e realizado por profissionais de saúde especialistas em despiste e diagnóstico, com o objetivo de diagnosticar ou descartar a Perturbação do Espectro do Autismo em indivíduos que apresentam sintomas ou comportamentos sugestivos dessa condição.

Os Sintomas

É importante alertar que a presença de um ou mais desses sinais de alerta não indica necessariamente que a criança tenha uma Perturbação do Espetro do Autismo, mas pode ser indicador e justificar uma avaliação mais detalhada por profissionais de saúde qualificados. A detecção e a intervenção precoce são fundamentais para garantir que as necessidades da criança sejam identificadas e atendidas de maneira adequada.

É importante estar atento aos sinais de alerta.

  • Dificuldade na Comunicação Verbal: Atraso significativo ou ausência de desenvolvimento da linguagem verbal, dificuldade em iniciar ou manter uma conversa e uso repetitivo de linguagem
  • Dificuldade na Comunicação Não Verbal: Dificuldade em compreender expressões faciais, gestos e tom de voz, pouca expressão facial ou contato visual.
  • Padrões Repetitivos de Comportamento: Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar as mãos, bater a cabeça, alinhar ou organizar objetos de maneira precisa e seguir rotinas rígidas.
  • Interesses ou Atividades Limitadas: Foco intenso e específico em interesses particulares, com pouca flexibilidade para participar em atividades diferentes, e dificuldade em brincar de forma imaginativa.
  • Dificuldade nas Interações Sociais: Dificuldade em desenvolver e manter amizades, falta de interesse em interações sociais, dificuldade em entender as emoções dos outros e resposta atípica a situações sociais.
  • Sensibilidades Sensoriais: Hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais, como luz, som, texturas ou cheiros, e reações intensas ou incomuns a estímulos sensoriais.
  • Atrasos no Desenvolvimento: Atrasos significativos em marcos do desenvolvimento, como sentar, gatinhar, andar ou falar, e falta de progresso adequado em competências motoras, cognitivas ou sociais.
  • Rigidez Comportamental: Dificuldade em lidar com mudanças na rotina ou ambiente, resistência a transições, e necessidade de seguir rotinas específicas.

É importante estar atento aos sinais de alerta.

  • Dificuldade na Comunicação Verbal: Atraso significativo ou ausência de desenvolvimento da linguagem verbal, dificuldade em iniciar ou manter uma conversa e uso repetitivo de linguagem
  • Dificuldade na Comunicação Não Verbal: Dificuldade em compreender expressões faciais, gestos e tom de voz, pouca expressão facial ou contato visual.
  • Padrões Repetitivos de Comportamento: Comportamentos repetitivos ou estereotipados, como balançar as mãos, bater a cabeça, alinhar ou organizar objetos de maneira precisa e seguir rotinas rígidas.
  • Interesses ou Atividades Limitadas: Foco intenso e específico em interesses particulares, com pouca flexibilidade para participar em atividades diferentes, e dificuldade em brincar de forma imaginativa.
  • Dificuldade nas Interações Sociais: Dificuldade em desenvolver e manter amizades, falta de interesse em interações sociais, dificuldade em entender as emoções dos outros e resposta atípica a situações sociais.
  • Sensibilidades Sensoriais: Hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos sensoriais, como luz, som, texturas ou cheiros, e reações intensas ou incomuns a estímulos sensoriais.
  • Atrasos no Desenvolvimento: Atrasos significativos em marcos do desenvolvimento, como sentar, gatinhar, andar ou falar, e falta de progresso adequado em competências motoras, cognitivas ou sociais.
  • Rigidez Comportamental: Dificuldade em lidar com mudanças na rotina ou ambiente, resistência a transições, e necessidade de seguir rotinas específicas.

Pós Avaliação - o que esperar

Oferece uma visão clara sobre o que acontece após o diagnóstico de autismo, ajuda os pais e cuidadores a entenderem os próximos passos.

Inclui a:

  • Explicação sobre os tipos de terapia recomendados (como terapia comportamental, ocupacional e fala).
  • Importância da intervenção precoce e como estas intervenções beneficiam a criança no desenvolvimento de competências sociais e de comunicação.
  • Apoio emocional e informativo aos familiares, com a sugestão de recursos locais, grupos de apoio e associações.
Avaliamos de forma aprofundada o desenvolvimento do teu filho.

Como funciona

O processo de avaliação pode variar dependendo do contexto e das necessidades específicas da criança, mas geralmente inclui várias etapas:
1

Entrevista Inicial


Nesta fase, os pais ou cuidadores partilham as suas observações sobre o desenvolvimento e comportamento da criança. É uma etapa crucial, pois fornece informações sobre possíveis sinais iniciais de autismo.

2

Observação Direta da Criança


O profissional observa a criança em várias situações, como brincadeiras e interações sociais. Este método permite identificar comportamentos típicos do espectro do autismo.

3

Aplicação da ADOS-2 (Autism Diagnostic Observation Schedule)


Inclui atividades estruturadas e observações que permitem avaliar a comunicação, a interação social e os comportamentos restritos e repetitivos.

4

Aplicação da ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised)


Uma entrevista profunda com os pais sobre o histórico de desenvolvimento da criança e comportamentos observados. Incide sobre 3 domínios: Linguagem/Comunicação; Interação Social; Comportamentos/Interesses Restritos, Repetitivos e Estereotipados.

5

Consulta Multidisciplinar


Especialistas de diferentes áreas, como psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional e pediatria, colaboram para analisar os resultados e proporcionar uma visão abrangente e precisa do desenvolvimento da criança.

6

Discussão dos Resultados e Recomendações


A equipa partilha o diagnóstico e recomendações de intervenção, se aplicável, com a família. Explicam também os próximos passos e as formas de apoio disponíveis.

Com base nos resultados dessas avaliações, os profissionais podem então diagnosticar, se apropriado, a Perturbação do Espetro do Autismo e desenvolver um plano de intervenção personalizado para atender às necessidades específicas da criança. Se o diagnóstico não for confirmado, podem ser feitas outras recomendações ou encaminhamentos. É importante ressaltar que uma consulta de avaliação do espectro do autismo deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes e pode envolver uma abordagem multidisciplinar para fornecer uma avaliação completa e precisa.

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O que dizem de nós

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Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada

Lurdes Garcia,
Mãe do Pedro
Lurdes Garcia

Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰

Maria Glória,
Mãe da Ana
Maria Glória

Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…

Jorge Lopes,
Pai do João
Jorge Lopes
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ERS Registo nº E165653
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