A consulta de psicologia avalia, diagnostica e intervém em várias psicopatologias, e nas suas repercussões emocionais, comportamentais e/ou cognitivas.
Além disso, a consulta de psicologia auxilia também no processo de desenvolvimento do autoconhecimento e autoestima, desconstrução de crenças limitantes, entre outras. Na presença de emoções, comportamentos ou sintomas que reduzam o bem-estar, deve-se recorrer a apoio psicológico.
Após a conclusão do processo terapêutico, oferecemos sessões de follow-up, caso sinta necessidade, para garantir que os ganhos alcançados durante o tratamento sejam mantidos e para dar algum apoio adicional, se necessário. Durante as sessões de follow-up, o psicólogo e o cliente irão rever o progresso desde a conclusão da terapia, discutindo quaisquer desafios que possam ter surgido e desenvolvendo estratégias para lidar com eles. Queremos que continue a sentir-se apoiado ao longo desta jornada, mesmo após a conclusão da terapia, promovendo um maior bem-estar emocional e qualidade de vida a longo prazo.
-O psicólogo conduz uma avaliação inicial para perceber as preocupações, histórico pessoal e objetivos do cliente.
- São discutidos os motivos que levou à procura pela terapia e quaisquer sintomas ou desafios enfrentados pelo cliente.
- O psicólogo e o cliente definem metas terapêuticas e desenvolvem um plano de tratamento.
-O psicólogo e o cliente exploram questões emocionais, comportamentais e cognitivas.
- São identificados padrões de pensamento e comportamento que podem contribuir para os desafios enfrentados pelo cliente.
- O psicólogo ajuda o cliente a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo e de suas experiências.
-Com base na compreensão alcançada, o psicólogo e o cliente trabalham juntos para desenvolver estratégias de resolução de problemas.
- São exploradas técnicas terapêuticas específicas, como terapia cognitivo-comportamental, mindfulness, ou outras abordagens adequadas às necessidades do cliente.
- O cliente é capacitado a implementar essas estratégias no seu dia-a-dia para lidar com desafios de forma mais eficaz.
- O psicólogo proporciona um espaço seguro e de suporte para o cliente explorar emoções profundas e processar as experiências passadas ou traumas.
- São abordados sentimentos de tristeza, raiva, ansiedade ou outras emoções que possam estar a afetar o bem-estar do cliente.
- O objetivo é ajudar o cliente a expressar e compreender as suas emoções de forma saudável e construtiva.
- O psicólogo e o cliente trabalham juntos para promover mudanças positivas e alcançar os objetivos estabelecidos.
- É monitorizado o progresso, assim como os desafios, ao longo do processo terapêutico.
- O foco é no crescimento pessoal, em capacitar o cliente com estratégias e ferramentas e, consequentemente, na melhoria da sua qualidade de vida
- Quando os objetivos terapêuticos são alcançados, o psicólogo e o cliente fazem uma revisão do progresso e discutem estratégias para manter os ganhos alcançados.
- São exploradas técnicas de prevenção de recaídas e formas de enfrentar futuros desafios de forma autónoma.
Essas fases representam uma visão geral do processo terapêutico de intervenção psicológica para adultos, mas é importante lembrar que cada cliente é único e o processo terapêutico pode ser adaptado às necessidades individuais de cada pessoa.
Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada
Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰
Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…