Psicomotricidade

A Psicomotricidade relaciona a componente cognitiva e motora do indivíduo, com base na relação empática estabelecida entre o terapeuta e criança. 

A intervenção psicomotora intervém nos fatores: Tonicidade (hipo/hiper), Equilíbrio, Lateralidade, Noção do Corpo, Motricidade Fina, Motricidade Global, Estruturação Espácio-temporal. Crianças que apresentem dificuldades em alguma destas subáreas e que possam ter comprometido o seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional ou aquisição de novas competências escolares, sociais ou mesmo do dia-a-dia, poderão ser referenciadas a esta intervenção.

Os Sintomas

É importante estar atento aos sinais de alerta.

  • Atraso no desenvolvimento motor, como dificuldade para gatinhar, andar ou realizar atividades básicas;
  • Falta de coordenação motora, dificuldade em realizar movimentos específicos ou em manter o equilíbrio;
  • Dificuldade de aprendizagem, como problemas na escrita, leitura ou cálculos;
  • Desinteresse ou dificuldade em atividades físicas;
  • Comportamento agitado, impulsivo ou excessivamente tímido;
  • Dificuldade em seguir instruções ou em se concentrar;
  • Reações emocionais desproporcionais.

É importante estar atento aos sinais de alerta.

  • Atraso no desenvolvimento motor, como dificuldade para gatinhar, andar ou realizar atividades básicas;
  • Falta de coordenação motora, dificuldade em realizar movimentos específicos ou em manter o equilíbrio;
  • Dificuldade de aprendizagem, como problemas na escrita, leitura ou cálculos;
  • Desinteresse ou dificuldade em atividades físicas;
  • Comportamento agitado, impulsivo ou excessivamente tímido;
  • Dificuldade em seguir instruções ou em se concentrar;
  • Reações emocionais desproporcionais.

Pós Terapia - o que esperar

Após o processo terapêutico irás sentir que o teu filho consegue ter um equilíbrio saudável entre as competências motoras e as emocionais. A agitação dele irá melhorar e será mais fácil para ele iniciar e concluir tarefas. O desgaste do dia-a-dia, de estares sempre a repetir a mesma coisa, irá diminuir. A vossa relação irá melhorar, da mesma forma que a relação entre as necessidades de movimento dele e as competências emocionais também irão melhorar. 

Promovemos o desenvolvimento emocional do teu filho
e acompanhamos-te ao longo de todo o processo.

As áreas de intervenção

1
Perturbações do Neurodesenvolvimento
6
Perturbação desafiante e oposição
2
Atraso global do desenvolvimento
7
Dificuldades motoras e de coordenação
3
Dificuldades no desenvolvimento psicomotor
8
Alterações genéticas
4
Perturbação do espectro do autismo
9
Prematuridade
5
Perturbação de hiperatividade/défice de atenção
10
Paralisia Cerebral
1
Perturbações do Neurodesenvolvimento
2
Atraso global do desenvolvimento
3
Dificuldades no desenvolvimento psicomotor
4
Perturbação do espectro do autismo
5
Perturbação de hiperatividade/défice de atenção
6
Perturbação desafiante e oposição
7
Dificuldades motoras e de coordenação
8
Alterações genéticas
9
Prematuridade
10
Paralisia Cerebral

Como funciona

O processo terapêutico é um processo colaborativo entre o terapeuta e o cliente, que tem como objetivo promover o bem-estar emocional, psicológico e/ou físico da criança. Por norma, este é constituído pelas seguintes fases:
1

Avaliação inicial


O terapeuta, com a colaboração do cliente, realiza uma avaliação detalhada dos problemas, necessidades e objetivos da criança.

2

Formulação de objetivos


Com base na avaliação inicial, são definidos objetivos específicos e realistas para orientar o processo terapêutico.

3

Intervenção terapêutica


O terapeuta, através de técnicas e abordagens terapêuticas adequadas, ajuda a criança a lidar com os desafios identificados e a alcançar os seus objetivos.

4

Monitorização e avaliação contínuas


O progresso é regularmente avaliado e são realizados os ajustes, quando necessários, ao processo terapêutico.

5

Conclusão e encaminhamento


Quando os objetivos terapêuticos são alcançados ou quando o cliente decide terminar a terapia, é concluído o processo terapêutico. O terapeuta pode oferecer sessões de follow-up para garantir a manutenção das conquistas obtidas e proporcionar apoio contínuo, se necessário.

Ao longo de todo o processo terapêutico, o terapeuta proporciona um ambiente seguro e confidencial onde a criança pode explorar os seus pensamentos, sentimentos e experiências, promovendo assim o crescimento pessoal e o desenvolvimento de estratégias saudáveis.

Promovemos o desenvolvimento emocional do teu filho
e acompanhamos-te ao longo de todo o processo.

O que dizem de nós

Proporcionamos uma resposta consciente, integrativa e personalizada à necessidade do teu filho e da tua família, através de uma equipa especializada.

Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada

Lurdes Garcia,
Mãe do Pedro
Lurdes Garcia

Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰

Maria Glória,
Mãe da Ana
Maria Glória

Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…

Jorge Lopes,
Pai do João
Jorge Lopes
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ERS Registo nº E165653
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