A Psicomotricidade relaciona a componente cognitiva e motora do indivíduo, com base na relação empática estabelecida entre o terapeuta e criança.
A intervenção psicomotora intervém nos fatores: Tonicidade (hipo/hiper), Equilíbrio, Lateralidade, Noção do Corpo, Motricidade Fina, Motricidade Global, Estruturação Espácio-temporal. Crianças que apresentem dificuldades em alguma destas subáreas e que possam ter comprometido o seu desenvolvimento cognitivo, motor e emocional ou aquisição de novas competências escolares, sociais ou mesmo do dia-a-dia, poderão ser referenciadas a esta intervenção.
Após o processo terapêutico irás sentir que o teu filho consegue ter um equilíbrio saudável entre as competências motoras e as emocionais. A agitação dele irá melhorar e será mais fácil para ele iniciar e concluir tarefas. O desgaste do dia-a-dia, de estares sempre a repetir a mesma coisa, irá diminuir. A vossa relação irá melhorar, da mesma forma que a relação entre as necessidades de movimento dele e as competências emocionais também irão melhorar.
O terapeuta, com a colaboração do cliente, realiza uma avaliação detalhada dos problemas, necessidades e objetivos da criança.
Com base na avaliação inicial, são definidos objetivos específicos e realistas para orientar o processo terapêutico.
O terapeuta, através de técnicas e abordagens terapêuticas adequadas, ajuda a criança a lidar com os desafios identificados e a alcançar os seus objetivos.
O progresso é regularmente avaliado e são realizados os ajustes, quando necessários, ao processo terapêutico.
Quando os objetivos terapêuticos são alcançados ou quando o cliente decide terminar a terapia, é concluído o processo terapêutico. O terapeuta pode oferecer sessões de follow-up para garantir a manutenção das conquistas obtidas e proporcionar apoio contínuo, se necessário.
Ao longo de todo o processo terapêutico, o terapeuta proporciona um ambiente seguro e confidencial onde a criança pode explorar os seus pensamentos, sentimentos e experiências, promovendo assim o crescimento pessoal e o desenvolvimento de estratégias saudáveis.
Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada
Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰
Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…