Esta é uma consulta multidisciplinar destinada a pais e cuidadores de crianças que apresentam dificuldades em relação à alimentação, como recusa de alimentos, seletividade alimentar extrema ou problemas de alimentação que afetam o crescimento e o desenvolvimento da criança.
O processo de pós-terapia consiste num acompanhamento espaçado para consolidar os progressos alcançados e garantir a manutenção de uma alimentação saudável. Após a intervenção terapêutica, sentirás que a alimentação do teu filho deixou de ser um problema. Poderás ir a qualquer lugar sem te preocupares em levar reforços, sabendo que ele irá comer algum dos alimentos que haja disponível. A preparação e o momento das refeições deixarão de ser um problema, porque o teu filho irá ter um repertório alimentar em que aceita os alimentos da rotina alimentar da família.
O profissional recolhe informações detalhadas sobre a história alimentar da criança, incluindo preferências alimentares, aversões alimentares, texturas preferidas ou evitadas e outras questões relacionadas à alimentação.
É realizada uma avaliação do estado nutricional da criança para determinar se a seletividade alimentar, está a causar défices nutricionais que condicionam o desenvolvimento e a saúde da criança.
São identificadas as possíveis causas subjacentes da seletividade alimentar, que podem incluir fatores sensoriais, emocionais, comportamentais ou orofaciais.
Com base na avaliação, são desenvolvidas estratégias para ajudar a criança a expandir a sua dieta e a aceitar uma variedade de alimentos. Isso pode incluir a introdução gradual de novos alimentos, estratégias para lidar com as aversões alimentares e técnicas para tornar a alimentação mais prazerosa.
Os pais e cuidadores são orientados sobre como melhorar a alimentação da criança em casa, quais as estratégias que podem ser adotadas para introdução de novos de alimentos e diminuir a restrições que apresenta
Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…
Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰
Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada