Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção e/ou resolução de problemas que interferem com a capacidade da criança/adolescente no desempenho das suas ocupações.

Os Sintomas

É importante
estar atento
aos sinais
de alerta.

  • Criança descoordenada e “desajeitada”, desequilibra-se e cai várias vezes;
  • Postura descaída ou desadequada na sala, não “sabe estar”;
  • Tem dificuldade em realizar as atividades da vida diária (comer, vestir, apertar os sapatos, lavar os dentes…;
  • Não sabe manusear ou manuseia de forma estranha os objetos (tesoura, talheres…);
  • Tem dificuldade em pintar dentro dos contornos, desenhar e escrever;
  • A letra é irregular, fora das linhas, desorganizada ou com pobre espaçamento;
  • Não sabe brincar, não acompanha o grupo nas brincadeiras, fica “perdida” e/ou desorientada, tem dificuldade em imitar os colegas e/ou professor;
  • Não sabe bem como deve fazer as coisas, “bloqueia” e tem dificuldade em iniciar atividades;
  • Reage mal ou rejeita sensações táteis (não gosta de ser tocada, não se aproxima muito, não mexe em texturas pastosas…;
  • Reage mal ou rejeita sensações de movimento típicas para a idade (é insegura no andar, não gosta do baloiço, não participa em atividades de movimento com os colegas…);
  • Gosta de explorar tudo e mexer em tudo, não para quieto e não se consegue manter no lugar;
  • É lenta na realização das atividades, tem dificuldade na organização das tarefas e em resolver problemas.

É importante
estar atento
aos sinais
de alerta.

  • Criança descoordenada e “desajeitada”, desequilibra-se e cai várias vezes;
  • Postura descaída ou desadequada na sala, não “sabe estar”;
  • Tem dificuldade em realizar as atividades da vida diária (comer, vestir, apertar os sapatos, lavar os dentes…;
  • Não sabe manusear ou manuseia de forma estranha os objetos (tesoura, talheres…);
  • Tem dificuldade em pintar dentro dos contornos, desenhar e escrever;
  • A letra é irregular, fora das linhas, desorganizada ou com pobre espaçamento;
  • Não sabe brincar, não acompanha o grupo nas brincadeiras, fica “perdida” e/ou desorientada, tem dificuldade em imitar os colegas e/ou professor;
  • Não sabe bem como deve fazer as coisas, “bloqueia” e tem dificuldade em iniciar atividades;
  • Reage mal ou rejeita sensações táteis (não gosta de ser tocada, não se aproxima muito, não mexe em texturas pastosas…;
  • Reage mal ou rejeita sensações de movimento típicas para a idade (é insegura no andar, não gosta do baloiço, não participa em atividades de movimento com os colegas…);
  • Gosta de explorar tudo e mexer em tudo, não para quieto e não se consegue manter no lugar;
  • É lenta na realização das atividades, tem dificuldade na organização das tarefas e em resolver problemas.

Pós Terapia - o que esperar

Após a terapia ocupacional, sentirás que o teu filho melhorou a forma como se organiza, o corpo dele em relação ao espaço. As sensações deixarão de ser muito intensas, o que o ajudará a participar, a brincar e a ser autónomo.

Promovemos a participação e autonomia do teu filho, nos diversos contextos.

As áreas de intervenção

1
Disfunção de integração sensorial
7
Dificuldades na motricidade fina/global
2
Perturbação do espetro do autismo
8
Dificuldades na grafomotricidade e escrita (disgrafia)
3
Dificuldades de aprendizagem
9
Dificuldades nas atividades de vida diária da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal)
4
Hiperatividade e défice de atenção
10
Dificuldades de planeamento motor (dispraxia)
5
Atraso no desenvolvimento global
11
Dificuldades no brincar
6
Atenção e agitação motora
12
Alterações genéticas
1
Disfunção de integração sensorial
2
Perturbação do espetro do autismo
3
Dificuldades de aprendizagem
4
Hiperatividade e défice de atenção
5
Atraso no desenvolvimento global
6
Atenção e agitação motora
7
Dificuldades na motricidade fina/global
8
Dificuldades na grafomotricidade e escrita (disgrafia)
9
Dificuldades nas atividades de vida diária da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal)
10
Dificuldades de planeamento motor (dispraxia)
11
Dificuldades no brincar
12
Alterações genéticas

Como funciona

Estas etapas são, por norma, o processo terapêutico em terapia ocupacional. Sempre adaptado às necessidades únicas de cada cliente que nos procura que pode variar, claro, dependendo do estado atual do cliente e dos objetivos de tratamento e contexto individual. Contudo, o objetivo geral passa sempre por capacitar o cliente a participar plenamente nas atividades significativas da sua vida diária, promovendo assim a sua saúde, independência e qualidade de vida.
1

Avaliação inicial


É realizada uma avaliação geral do cliente para compreender as suas necessidades, capacidades, limitações, objetivos e contexto de vida. Esta fase pode incluir entrevistas, observações, questionários, testes padronizados e avaliação da sua capacidade funcional.

2

Definição de objetivos


Com base na sua avaliação inicial, o terapeuta ocupacional, juntamente com o cliente, estabelecem os objetivos terapêuticos específicos para responder às necessidades do cliente.

3

Plano de intervenção


Nesta fase é elaborado um plano de intervenção personalizado e individual que pode incluir uma variedade de estratégias terapêuticas e atividades projetadas para ajudar a criança a atingir os seus objetivos específicos.

4

Implementar o plano


Em conjunto com o cliente, o terapeuta ajuda a implementar o plano de intervenção definido, apoiando e dando orientação e feedback ao longo do processo. Esta fase pode incluir sessões individuais de terapia ocupacional, treino prático, apoio em grupo ou intervenções em ambientes específicos, como escolas, locais de trabalho ou residências.

5

Monitorização e avaliação contínuas


O terapeuta ocupacional, ao longo do processo, vai monitorizando o progresso da criança em relação aos objetivos estabelecidos. Há uma avaliação contínua das estratégias terapêuticas utilizadas e dos seus resultados e, se necessário, é ajustado o plano de intervenção. Isto pode envolver a realização de reavaliações formais, revisões de objetivos e comunicação contínua com o cliente e outros profissionais de saúde envolvidos no seu cuidado.

6

Transição e encerramento


Quando a criança alcança os seus objetivos terapêuticos ou quando não há mais benefícios adicionais a serem obtidos com a terapia ocupacional, trabalhamos no sentido de uma transição suave para a próxima etapa - alta do tratamento, encaminhamento para outros serviços e/ou provisão de recursos e estratégias para manter os sucessos alcançados durante o acompanhamento.

Promovemos a participação e autonomia do teu filho, nos diversos contextos.

O que dizem de nós

Proporcionamos uma resposta consciente, integrativa e personalizada à necessidade do teu filho e da tua família, através de uma equipa especializada.

Nós já notámos a diferença tanto no vocabulário como na quantidade de palavras.
E a construção de frases já é fantástica comparado com o que ele fazia. Obrigada 🥰

Maria Glória,
Mãe da Ana
Maria Glória

Olá, boa tarde. Desde já agradeço o trabalho contínuo que tem realizado com o João. Tem evoluído muito. Já pede ajuda e diz o que pretende. Por exemplo, comer uma maçã, ver televisão, escolher a música que quer ouvir…

Jorge Lopes,
Pai do João
Jorge Lopes

Acho que ele com as poucas sessões que teve está a evoluir bem, os padrinhos só o vêem uma vez por semana e ficam surpreendidos da forma como ele já consegue comunicar. Obrigada

Lurdes Garcia,
Mãe do Pedro
Lurdes Garcia

Boa tarde! Hoje a sessão com a Libânia correu muito bem, mais uma sessão bem sucedida. O Afonso fez todos os exercícios, a Libânia é excelente. Na primeira sessão fiquei encantada, e hoje igual. Ela explica tudo, faz uma sequência do que devemos trabalhar com ele, sem dúvida que não podíamos ter tomado melhor decisão!

Elsa Farinhoto,
Mãe do Afonso
Elsa Farinhoto
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ERS Registo nº E165653
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